ENTREVISTAS

Nas ondas da Paraíba

Confira a entrevista exclusiva com Fernando Garibaldo. Ele vai contar um pouco sobre as suas metas para 2017, ABPB e muito mais. Fernando é um dos grandes nomes do esporte na Paraíba, e hoje divide seu tempo como atleta e organizador da ABPB, que é um projeto que não para de crescer e dar bons frutos.

 

VPM – Como você iniciou no bodyboard?

Fui assistir um amigo, Jocean Santos, em uma competição na Praia do Sol no dia 06 de junho de 1996, inclusive ele ganhou e fiz o teste de entrar no mar com um bodyboard sthill, sem pé de pato. Foi muito bom que, até hoje na medida do possível, pratico e tento multiplicar adeptos no esporte.

 

VPM – Quais nomes lhe marcaram positivamente e lhe influenciaram no esporte?

Guilherme Tâmega, Francisco Rosa, Fernando Talles e Mike Stewart

VPM – Relembra algum momento marcante durante todos esses anos de bodyboard?

Teve alguns que vou guardar pro resto da vida. Um foi o Brasileiro de Maracaípe- PE do ano de 2000, um colega pegou o microfone e fizeram o convite para entrar em bateria de apresentação de DK. Estavam no mar: Tâmega e Francisco Rosa, aí chamaram o Paraíba para entrar, foi melhor que a bateria que prestigiei. No evento estava com os melhores da atualidade, para mim foi o melhor momento, apesar que quase não cheguei a pegar onda direito, mas é assim que vamos deixando um legado para as novas gerações, com princípios e ética. No ano passado tive oportunidade de prestigiar eventos em PE e RN, onde fiz excelentes resultados e sendo campeão Master BodyTreino da ABPB 2016. Para mim tá bom! Praticamente em 21 anos de bodyboard não tive muita oportunidade de estar competindo, agora tento fomentar o esporte para novos adeptos.

 

VPM – Quais picos casca grossa que já botou pra baixo?

Gaibu-PE, Pipa-RN, Arapuca-PB, Enseada dos Corais-PE, e se Deus quiser, conhecerei Itacoatiara!

 

VPM – Melhor onda da PB?

Pico Arapuca, em Tambaba-PB

VPM – Você está sempre competindo. Quais as expectativas para 2017?

Na medida do possível, vou tentar prestigiar todos os eventos do RN e PE, pois existe essa parceria, e pra mim uma evolução gigante a cada bateria e etapa, pois existem muitos feras, não só na prática, mas também na teoria. Detalhes fazem toda a diferença e assim vamos trabalhando para melhorar os resultados.

 

VPM – Quem você destaca como grande revelação?

Tem muita gente evoluindo aqui, mas pra falar em revelação tem que agregar resultados e idade, pois estamos reativando o bodyboard no Estado com novos adeptos. É necessário um tempo melhor pra colhermos frutos.

VPM – Você já tem uma boa estrada no esporte. Até hoje quem você considera o maior nome do esporte do Estado e do Brasil?

Estado: Jean Ferreira, pois foi profissional e tem uma bagagem gigante, quando se fala em competições nacionais e internacionais e do Brasil, na atualidade, Uri Valadão, pois é o melhor brazuca colocado no mundial e pra história do bodyboard, GT (Guilherme Tâmega), indiscutível!

 

VPM – Sempre que tem campeonato aqui no RN você está presente. Como você vê o nível das competições e atletas do RN?

Tento prestigiar! Ano passado em quase todos, bastante competitivo, tanto na prática como teórico. São fundamentos essenciais para sempre estar evoluindo e ter paciência, analisar, reanalisar e o resultado e consequência.

 

VPM – A Liga Master do RN hoje é, sem dúvidas, um case de sucesso. Como está o trabalho de vocês com a ABPB?

Graças a Deus, é fruto de empenho de pessoas como: Paulo Santos, Wagner Caetano e toda comissão. São peças-chaves que lutam diariamente para cada etapa melhorar no geral. Estamos também muito unidos, com quadro reduzido, mas com pessoas que querem fazer acontecer. Como sabe, toda família atravessa dificuldades, e o Brasil encontra-se em recessão na econômica, aí fazer evento está difícil pra todo mundo, mas vamos fazer a qualquer custo um evento legal, tocando o esporte em nosso Estado.

 

VPM – Pra finalizar o espaço está aberto para falar sobre o esporte e divulgar os futuros eventos da ABPB para a temporada 2017.

Agradeço a oportunidade ao site Vem Pro Mar. É uma honra em poder compartilhar minha história dentro do esporte e um projeto que é mérito de toda uma comissão organizadora da ABPB que, é formada por Rickson Medeiros, Rodrigo Onofre, Rafael Carneiro, Pedro Cavalcante, Evandro Junior, Carlos Henrique, Juan Ebano, Jackson Douglas, e Estados vizinhos e amigos que colaboram com o sucesso a cada etapa, em tempo, ao grande amigo e parceiro Beri Santana, sempre abrilhantando e amadurecendo a família paraíbana.

 

MATÉRIAS